quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dígrafos

Dígrafos

É importante ressaltar que não se deve confundir consoantes e vogais (que são fonemas, ou seja, sons da fala) com letras (que são representações de fonemas). Note que em palavras como caRRo, paSSar, Chave, maLHo e galiNHa não há encontro consonantal, pois os conjuntos de letras RR, SS, CH, LH e NH representam uma só consoante. A esses grupos de letras que representam uma só consoante, dá-se o nome de dígrafos. Dígrafos, portanto, são representações, feitas por mais de uma letra, de uma única consoante. Incluem-se também entre os dígrafos as com binações de letras QU e GU antes de E e I, e, em alguns casos, SC, SÇ e XC.


OBS: Também não há encontro consonantal em palavras como caMPo e poNTo. Nesses casos, as letras M e N estão apenas marcando a nasalidade (cÃ-po e pÕ-to), não sendo consoantes.


Quer saber mais?

Quer saber mais sobre fonética e fonologia? Visite o site da Associação de Fonética Internacional (http://www.arts.gla.ac.uk/IPA/ipa.html) ou leia a Gramática do Português Comtemporâneo[bb], de Celso Cunha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muiiiiiiiiiiiito legal a idéia do seu blog.

Não tem como ter dúvida alguma sobre gramática acompanhado seu blog.


Parabéns!!!

Anônimo disse...

Adorei o blog!
Sou estudante de Letras, comecei agora e estou muito entusiasmado com o curso.

Que bom que você indicou a gramática do Celso Cunha! Eu a comprei esses dias e não sabia se era o não uma boa e recomendada gramática. Agora fiquei tranquilo.

Prometo voltar!

Luiz Scalercio disse...

bellissimo seu blog prbns.